Fronteiras do Pensamento tv series
Produced by Prosperidade Filmes
Graphic pack and animations
Produced by Prosperidade Filmes
Graphic pack and animations
A série Fronteiras do Pensamento é uma coprodução entre Prosperidade Filmes e Guaimbé Bureau de Cultura, com a curadoria do Fronteiras do Pensamento.
Conheça os episódios:
Episódio 01 - 30/04, às 23h: Joshua Greene, psicólogo, neurocientista e filósofo norte-americano
Neste episódio, o Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência em aplicar o senso comum às questões da vida moderna.
Professor de psicologia, membro do Center for Brain Science e diretor do Greene Lab na Universidade de Harvard, Joshua Greene é um cientista que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana.
Episódio 02 - 07/05, às 23h: José Eduardo Agualusa, escritor angolano
No segundo episódio da série Fronteiras do Pensamento, Agualusa reflete sobre a capacidade da literatura questionar e transformar a realidade. Afinal, para ele a ficção é um exercício permanente de empatia, de se colocar no lugar de outro, de forma que os livros atuam como pontes num mundo marcado pela construção de muros.
Autor de romances, contos, novelas e peças de teatro, José Eduardo Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, ele estudou agronomia e silvicultura, mas logo migrou para o jornalismo, carreira marcada por sua contribuição em diversos jornais. Hoje, com dezenas de prêmios acumulados e livros publicados, Agualusa tem suas obras traduzidas para mais de 25 idiomas.
Episódio 03 - 14/05, às 23h: Mark Lilla, historiador e cientista político norte-americano
Neste episódio, Mark Lilla aprofunda sua perspectiva sobre a intrincada questão da política identitária e reflete sobre os rumos da humanidade.
Mark Lilla é um cientista político e historiador, cuja trajetória acadêmica o tornou conhecido como um “historiador de ideias”.
Lilla gerou polêmica ao criticar, em 2016, a política identitária abraçada pela esquerda norte-americana. Para ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários seria responsável pelas seguidas derrotas do partido nos Estados Unidos. Seu texto sobre o tema, The End of Identity Liberalism, foi o artigo político mais lido do ano de 2016 no New York Times, o que estimulou a escrita do livro The once and future liberal, obra que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas.
Episódio 04 - 21/05, às 23h: Alejandro Zambra, escritor chileno
Neste episódio, a série Fronteiras do Pensamento traz as reflexões do escritor, que pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.
Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos.